Estamos em constante atualização dentro de nossas especialidades e ativos dentro das sociedades médicas.
A endoscopia digestiva alta consiste na visualização do esôfago, estômago e duodeno por meio de uma microcâmera digital, permitindo um diagnóstico preciso e detalhado das eventuais alterações ou lesões.
O exame dura cerca de 10 a 15 minutos e é feito sob sedação. A recuperação é breve, sendo necessário repouso em observação entre 20 e 30 minutos.
A medicação usada na sedação pode ocasionar um período curto de amnésia. O exame em ambiente ambulatorial se propõe a pacientes em boas condições de saúde. No entanto, algumas situações demandam cuidados. Para a maioria dos pacientes, a endoscopia é feita com sedação endovenosa, sem restrição para o agendamento. Mulheres que estão amamentando podem realizar o exame, porém devem ficar seis horas após o exame sem amamentar. Em algumas situações, o exame precisa ser realizado sob sedação assistida com anestesista. Nestes casos, é necessário realizar uma avaliação com este profissional também, e isso será verdadeiro nos seguintes casos: a. Crianças entre 2 e 12 anos e 11 meses; b. Pacientes com 80 anos ou mais a critério do médico endoscopista; c. Pacientes com índice de massa corporal (IMC)* muito elevado. d. Pacientes com importante apneia do sono e usuários de CPAP. e. Pacientes em hemodiálise, gestantes ou alérgicos a Latex; f. Portadores de doenças sistêmicas descompensadas, ou consideradas de risco pela equipe médica (usuários de Oxigênio suplementar, insuficiência cardíaca, p. ex.);
Usuários de marca-passo devem reprogramar o dispositivo com seu cardiologista antes do exame. Para usuários portadores de CDI (cardiodesfibrilador implantável) o procedimento deve ser realizado em ambiente hospitalar.
Para o adequado exame, é necessário que o estômago esteja completamente livre de resíduos alimentares. Na véspera do exame, deve-se fazer uma dieta leve, evitando comidas gordurosas (pizzas, por exemplo) e em grandes quantidades. Para endoscopias agendadas para o período da manhã, o jantar, na véspera, deve ser antes das 21 horas e o (a) paciente deve permanecer em jejum absoluto (inclusive de água) a partir de então.
Para endoscopias agendadas para o período da tarde, o jantar, na véspera, deve ser antes das 21 horas.
No dia do exame, o paciente poderá tomar um café da manhã restrito (três torradas ou biscoitos cream cracker, suco, chás ou café, sem derivados de leite), até 8h (oito horas) antes do horário do agendamento, mantendo jejum até o exame.
A ingesta de água é permitida até 4h (quatro horas) antes, sendo importante a hidratação dentro do período permitido.
Bebidas alcoólicas não devem ser ingeridas nas 24 horas que antecedem o exame.
Se o exame de endoscopia digestiva alta for realizado junto com a colonoscopia, deve-se seguir somente as orientações de preparo da colonoscopia.
No restante do dia: a. não dirigir automóvel ou outros veículos. b. não ingerir bebidas alcoólicas c. evitar tarefas que necessitem de atenção, tais como mexer com máquinas e objetos cortantes. d. manter repouso e dieta leve.
Quando são realizadas biópsias, pode ser notado um leve desconforto, que habitualmente é passageiro. Em caso de haver qualquer outro sintoma, deve-se entrar em contato com a Clínica.
Quando realizada em condições insatisfatórias, devido a preparo inadequado, a endoscopia é cobrada normalmente e apresenta, como resultado, um laudo, informando que uma parte dos segmentos de interesse não pôde ser estudada por conta da presença de resíduos.
Caso haja necessidade da realização de biópsias ou ressecção de pólipos, cauterização de hemorragias ou colocação de clipes, haverá a inclusão e cobrança dos exames anatomopatológicos de cada lesão diferente que for biopsiada e de cada pólipo retirado, bem como do procedimento de retirada dos pólipos (polipectomia ou mucosectomia) e procedimento de tratamento de sangramento (hemostasia), se necessário. Muitas vezes só é possível saber isso durante a realização do procedimento. Dessa forma, recomendamos que antes de iniciar o exame, o cliente se informe na recepção, sobre os valores de tais procedimentos.
Conheça as orientações necessárias para os procedimentos.
A colonoscopia consiste em um exame endoscópico que tem o objetivo de avaliar o intestino grosso e o fim do intestino delgado. É realizada sob sedação, através de uma sonda flexível com uma microcâmera, introduzida por via retal, permitindo a realização, se necessário, de procedimentos, tais como biópsias e remoção de pólipos e lesões. A colonoscopia tem papel fundamental na prevenção do câncer colorretal.
Para um exame de qualidade, é necessário que o cólon esteja completamente livre de resíduos. Para que isso ocorra, o preparo requer a suspensão de alguns alimentos e o uso de laxantes. Pode ser necessária, a suspensão do uso de alguns medicamentos. Veja os medicamentos que devem ser suspensos e com que antecedência. Seu médico deve ser comunicado e estar de acordo com a suspensão.
O cliente precisa suspender:
7 dias antes: Anticoagulantes/varfarina (Marevan® e Coumadin®), clopidogrel (Plavix®, Plagrel® e Iscover®), Prasugrel (Effient®), Ticlopidina (Ticlid®) e Ticagrelor (Brilinta®) Análogos do GLP - Liraglutida (Victoza®, Saxenda®), Dulaglutida (Trulicity®), Semaglutida (Ozempic®).
48 horas antes - Dabigatrana (Pradaxa®), Rivaroxabana (Xarelto®) Apixabana (Eliquis®)
24 horas antes - Enoxaparina (Clexane®). O ácido acetilsalicílico (AAS® e Aspirina®) não precisa ser suspenso. * pacientes com insuficiência renal crônica devem suspender por 5 dias*
Embora o consumo de fibras seja um hábito saudável, sua ingesta nos dias que precedem o exame dificulta a adequada limpeza do cólon. Para tanto, cinco dias antes do exame, deve ser interrompido o consumo de sementes e cereais integrais, como linhaça, trigo, aveia, centeio e cevada, incluindo produtos que contêm esses grãos em sua composição, a exemplo de macarrão integral, pão integral, arroz integral, cereais matinais e biscoito de aveia, entre outros.
Atenção: em pacientes obstipados (com intestino preso), os passos descritos a seguir, para a véspera do exame, devem ser adotados também na antevéspera.
Líquidos: durante o dia, o cliente deve ingerir, no mínimo, dois litros de líquidos de coloração clara, como água, chá, sucos coados ou em caixa e bebidas isotônicas. Quanto maior a ingestão destas bebidas melhor!
Os medicamentos utilizados no preparo deste exame, o cliente pode escolher Dulcolax® ou Muvinlax®. Dulcolax :Tomar, por via oral, dois comprimidos de Dulcolax® às 16 h e mais dois comprimidos às 22h. Muvinlax: Às 16 h Tomar por via oral, dez envelopes de Muvinlax® diluídos em um litro de água. Essa solução deve ser consumida aos poucos, num período máximo de duas horas.
O exame não poderá ser realizado nas seguintes situações:
Embora raras e principalmente após a retirada de pólipos grandes, podem ocorrer complicações como perfuração intestinal e sangramento.
A Clínica e Hospital Dia Scarparo Scopia é composta por uma equipe de especialistas que atuam em várias áreas médicas: endoscopia digestiva alta e colonoscopia, coloproctologia, nutrologia e gastroenterologia. Portanto, através dessa equipe multidisciplinar, estamos aptos a realizar toda sorte de procedimentos endoscópicos e terapêuticas avançadas, tanto no público adulto como infantil, pacientes especiais como idosos, obesos, com ou sem anestesia geral. Dentre todas os procedimentos diagnósticos e terapêuticos, realizamos:
Conheça as orientações necessárias para os procedimentos.
O gastroenterologista, ou gastro, é o médico especialista em tratar doenças ou alterações de todo o trato gastrointestinal, que vai da boca ao ânus. Assim, ele é responsável por tratar diversas doenças relacionadas à digestão, dores de estômago, cólicas intestinais, prisão de ventre e diarreia, por exemplo.
O médico gastroenterologista pode trabalhar em clínicas ou em hospitais, pode realizar consultas, exames, receitar remédios e dar orientações sobre o que fazer para manter a saúde e o bom funcionamento dos órgãos do abdômen.
Dentro da gastroenterologia, há outras especialidades médicas, como a hepatologia, que é a especialidade responsável pelo fígado e vias biliares, a proctologia, que é responsável pela investigação de alterações no reto, como tumores, hemorroidas e fissuras, por exemplo, e a endoscopia digestiva, que é encarregada pelo estudo que serve de diagnóstico e tratamento de doenças do tubo digestivo por meio de um endoscópio.
A ida ao gastroenterologista é indicada quando há sintomas que envolvam órgãos relacionados à digestão, como pro exemplo o esôfago, estômago, intestino, pâncreas e fígado. Assim, caso a pessoa sinta enjôo, dor abdominal, diarreia, aumento da barriga ou queimação no estômago, por exemplo, é indicado consultar o gastro.
As principais doenças tratadas pelo gastroenterologista são:
Nossa clínica possui profissionais gastroenterologistas, nutrologistas, endoscopistas e coloproctologistas. Estamos aptos a atender pacientes com vários tipos de morbidades do aparelho digestivo, não só diagnosticando-as como tratando-as também.
IMC é a sigla para Índice de Massa Corpórea, parâmetro adotado pela Organização Mundial de Saúde para calcular o peso ideal de cada pessoa.
Você está com o peso abaixo do normal para sua altura. Isto pode ser perfeitamente normal e saudável dependendo do seu biótipo, mas também pode estar relacionado a algum grau de desnutrição, que pode ser causada por inúmeras doenças. Consulte um especialista para saber se há algum problema com sua saúde.
Seu peso está dentro da faixa considerada normal pela Organização Mundial de Saúde. Algumas pessoas, no entanto, já podem ter um maior risco de problemas metabólicos mesmo dentro desta faixa, principalmente se acumularem gordura na região interna do abdome ou no fígado. Uma maneira simples de avaliar isto é medir a circunferência da cintura. Mais de 80 cm de cintura em mulheres e 94 cm em homens podem indicar um possível excesso de gordura no interior do abdome. Riscos à parte, muitas pessoas que se encontram nesta faixa de peso estão também tentando emagrecer ou sustentá-lo com dificuldade. Para estas pessoas recomenda-se apenas um planejamento alimentar saudável e a prática regular de atividades físicas. Se desejar agende uma consulta com nosso nutricionista para uma avaliação e orientação.
Você está dentro da faixa chamada de pré-obesidade pela Organização Mundial de Saúde. Sabe-se que este peso já pode representar um risco considerável para sua saúde. Se você apresenta outras comorbidades associadas a esse grau de obesidade, tais como pressão alta (hipertensão arterial), diabetes mellitus ou aumento de colesterol (hipercolesterolemia), seria recomendável agendar uma avaliação com um dos nossos médicos ou com endocrinologista, para uma melhor avaliação e possível conduta terapêutica medicamentosa para reduzir o seu peso. Nunca utilize nenhum desses medicamentos sem um acompanhamento médico cuidadoso. Mesmo utilizando medicamentos, lembre-se de que é muito importante um planejamento alimentar e a prática de atividades físicas. No entanto, se o seu IMC calculado estiver igual ou acima de 27, você já pode utilizar o balão intragástrico como recurso contra a obesidade e para buscar efeitos estéticos. O balão poderá ajudá-lo a diminuir em 4 a 5 pontos do seu IMC. Se o seu IMC for maior que 30, então você também pode realizar uma gastroplastia endoscópica, ou seja, redução do estômago por endoscopia. Veja mais em nosso site.
Você está na faixa de peso denominada obesidade classe I pela Organização Mundial de Saúde. Seu peso já está causando um risco aumentado para várias doenças, incluindo o diabetes, a hipertensão arterial, o infarto do miocárdio e diversos tipos de câncer. Sua obesidade, por si só, já é considerada uma doença e necessita ser tratada com remédios. Procure um médico para uma orientação adequada. Nunca utilize medicamentos sem acompanhamento médico e, lembre-se, de que é muito importante um planejamento alimentar e a prática de atividades físicas. A eficácia dos medicamentos aumenta muito quando estes fundamentos não são esquecidos. Esse grupo de pessoas, com IMC entre 30 e 34, é o que melhor se beneficia com o uso de balão intragástrico ou de uma gastroplastia endoscópica, que estará bem indicado como recurso contra a obesidade, reduzindo seu IMC em pelo menos 4 pontos.
Você está na faixa de peso denominada obesidade classe II pela Organização Mundial de Saúde. Seu peso já está causando um risco muito aumentado para várias doenças, incluindo o diabetes, a hipertensão arterial, o infarto do miocárdio e diversos tipos de câncer. Sua obesidade, por si só, já é considerada uma doença e necessita ser tratada com remédios e/ou outros recursos contra a obesidade, inclusive o balão intragástrico ou mesmo uma gastroplastia. Se você tem comorbidades importantes, de difícil controle, tais como diabetes, hipertensão arterial, artroses e distúrbios dislipidêmicos, talvez seja necessário considerar a possibilidade inclusive de cirurgia bariátrica para conseguir um benefício satisfatório contra a sua obesidade. De qualquer forma, tratamentos endoscópicos como balão e gastroplastia endoscópica, podem ser considerados uma alternativa conservadora e reversível para reduzir seu peso consideravelmente, com menor risco do que as cirurgias, mas com efeito na redução de peso mais limitado do que aquelas.
Você está na faixa de peso denominada obesidade classe III pela Organização Mundial de Saúde. Esta categoria engloba todas as pessoas com mais de 40 kg/m2 de IMC. Também chamada de obesidade mórbida. Seu peso já está causando grande limitação física, alto custo social para você, baixa qualidade de vida e um risco altíssimo para várias doenças, incluindo o diabetes, a hipertensão arterial, o infarto do miocárdio e diversos tipos de câncer. A obesidade neste grau é considerada uma doença grave e necessita ser tratada com todos os recursos disponíveis, incluindo os remédios, balão intragástrico, gastroplastia endoscópica e, sobretudo, a cirurgia bariátrica, que seria a melhor indicação para esse grupo. Alguns desses pacientes possuem co-morbidades tão severas que apresentam alto risco cirúrgico e necessitam perder peso antes de realizar a cirurgia bariátrica, melhorando o trans e o pós operatório. Nesse sentido o balão terá sua aplicação para esse grupo de pacientes.