• Diretor Técnico: Dr. Jimi Scarparo - Crm 91960
Clínica e
Hospital Dia

Balões Gástricos

Conheça os balões gástricos e os comparativos entre eles.

img

Permanência
6 meses

Chamamos de balão regular aqueles que não podem ser ajustados. Existem dois tipos de balões regulares: o de permanência por 6 meses e da permanência de 12 meses.

O balão de 6 meses chegou em nossa prática clínica no final da década de 90. Permaneceu como único balão gástrico por mais de 15 anos. Até hoje é uma grande ferramenta na perda de peso, já que a perda de peso ocorre especialmente nos primeiros seis meses.

A escolha do balão será feita junto ao seu médico.

img

Permanência
12 meses

Não Ajustável

Em 2019 é lançado no Brasil o balão de 1 ano de permanência, sem a possibilidade de ajustes. A permanência prolongada tem essencialmente o objetivo de ajudar na estabilização metabólica do peso perdido e uma melhor sedimentação da reeducação alimentar feita pelo paciente durante sua permanência. Sendo assim, ele traz benefícios na manutenção da perda de peso e auxílio no tratamento contra a obesidade.

Estruturalmente tem pouca diferença do balão regular de 6 meses, exceto por um silicone reforçado para durar 12 meses. A perda de peso também é praticamente a mesma, mas vários estudos mostram que quanto mais tempo se permanece com um balão, melhores são as chances do seu portador não reganhar o peso perdido.

Permanência 6 meses

Permanência 12 meses (não ajustável)

img

Permanência
12 meses

Esse é o balão SPATZ. Esse balão traz no seu conceito uma nova proposta de tratamento com balões gástricos. Esse balão dá autonomia ao médico em realizar ajustes no volume conforme a necessidade de cada paciente. Um tempo de permanência mais prolongado, já que pode ficar um ano, pode facilitar protocolos de tratamentos com a possibilidade de reajustes de volume para mais e para menos. Teoricamente apresenta os mesmos riscos e resultados dos outros balões, no entanto, devido à essas características especiais, tem menor índice de retiradas precoces por intolerância devido à possibilidade de reajuste para menos volume e melhor promoção de reeducação alimentar devido a possibilidade de permanecer 1 ano no estômago.

Existem pacientes que se adaptam muito facilmente com o balão, nesse caso o ajuste para um volume maior pode ser bem-vindo. Também existem pacientes que tem maior rejeição à presença de uma prótese no estômago, para estes é possível reduzir o volume para uma melhor adaptação.

img

Ajustes com mais volume

É sabido que a principal perda de peso com balões gástricos ocorre logo nos 3 primeiros meses. Estudos mostram que mais de 70% da perda que vai ocorrer em um paciente com o tratamento do balão, será nesse período. Depois disso ocorre uma verdadeira adaptação do balão e a perda de peso se torna mais difícil devido, especialmente, a diminuição da saciedade que antes era bem provocada pela própria presença do balão. Com os balões regulares é possível buscar essa saciedade com a administração de uma dieta adequada por um profissional habilitado. No balão ajustável, além dessa possibilidade, é possível também reajustar o balão com mais volume, aumentando o grau saciatório do paciente e, teoricamente, ajuda-lo a potencializar os 30% de perda de peso em kg que ainda ocorrerão.

img

Ajuste para menos volume

Da mesma forma, os sintomas desagradáveis que normalmente o implante dos balões regulares provocam, acontecerá também com o balão SPATZ. Apesar de toda orientação dada pela nossa equipe, alguns pacientes simplesmente não conseguem lidar com esse desconforto, o que poderia motivar a retirada precoce do balão da câmara gástrica. Com o SPATZ é possível reduzir apenas o volume do balão, trazendo mais conforto e tolerância e potencialmente impedindo que o mesmo seja retirado precocemente, preservando assim o investimento feito.

A peculiaridade de realizar reajustes é exclusiva desse balão. Embora seja possível realiza-lo quantas vezes quisermos, o procedimento não é desprovido de riscos e também pode gerar mais custos a cada reajuste realizado. Isso deve ser considerado pelo paciente que intenta colocar esse balão. Temos que reservar a possibilidade do reajuste somente para ocasiões bem especiais e bem determinadas. O paciente pode solicitar esse reajuste, mas isso deve especialmente ficar a critério médico, que é quem entende e está habilitado ao tratamento com balão.

img

Tempo de Permanência

Embora o custo do balão SPATZ  é maior, também deve ser considerado que seu tempo de permanência é maior. Será que manter o balão mais tempo fará com que o paciente perca mais peso? Estudos mostram que é difícil se perder após 6 meses de permanência de qualquer balão. No entanto, certamente um tempo de permanência maior ajudará o paciente a promover melhor uma reeducação alimentar, manter o foco e propósito de emagrecimento, ajuda o organismo a manter a estabilidade de perda diminuindo as chances de reganho. Essas são as principais vantagens de permanência mais prolongada.

Permanência 12 meses

Ajustes com mais volume

Ajuste para menos volume

Tempo de Permanência

img

Permanência
6 meses

O balão de ar não é uma novidade. Já está no mercado brasileiro há muito tempo. No entanto, até a pouco tempo era preterido devido à sua dificuldade de extração, seu esvaziamento relativamente frequente e maior dificuldade técnica. No entanto, já há algum tempo, sofreu uma reformulação completa e nessa nova geração resolveu seus problemas. Por isso, vem ganhando preferência entre pacientes e médicos.

É um balão preenchido com ar, com durabilidade de 6 meses no máximo, feito de polímero, não de silicone como os outros, por isso não rompe, mas pode esvaziar.

É um balão que tem um mecanismo de ação relativamente diferente dos outros, já que pesa somente 30g, não traz tanto desconforto e não é preenchido com líquido.

Diferentemente do balão de líquido que tem um efeito fiel muito mais pelo aumento da saciedade do que com a ocupação de espaço, então esse balão de ar trabalha muito mais com o espaço do que com a saciedade, pois esse balão não desce para porções distais do estômago, como o de liquido, com o passar do tempo. Portanto, permanece todo o tempo na cúpula gástrica, onde o alimento se adentra ao estômago, causando obstrução relativa constante da passagem do alimento. Ele também não costuma causar aquele relaxamento gástrico típico do que ocorre com o balão de líquido.

Outro grande diferencial é que esse balão tem uma perda de peso mais gradativa e constante que o balão de líquido, que tem uma perda mais abrupta nos 3 primeiros meses e depois reduz muito a velocidade de perda, se não houver ajustes. Portanto, para os ansiosos esse balão pode causar certa frustração. Para os que estarão comprometidos no tratamento ele será muito bem aceito.

img

Efeitos Colaterais Diferentes

Qualquer prótese deve trazer efeitos colaterais pela sua presença, mas certamente, por pesar 30g, esse balão traz muito menos efeitos colaterais que aqueles de líquido. Enquanto aqueles dão muitas náuseas e vômitos no início do tratamento, esse costuma dar mais dor do que náuseas e vômitos. Para ser honesto, costuma nem provocar náuseas e vômitos. A adaptação ocorre com muita facilidade.

img

Resultados

Estudos mostram que quando comparamos os balões com 3 meses de permanência, os balões de líquido estão na frente, quando comparamos com 6 meses, estão relativamente empatados. Se projeta então, costumeiramente, aos mesmos índices de perda dos balões gástricos, em torno de 20% do peso total em média.

img

Riscos

O maior risco que esse balão oferece é o esvaziamento espontâneo, o que não será denunciado já que não tem o marcador azul de metileno em seu lúmen, como aqueles de líquidos. Não há como anunciar caso esvazie. O bom é que ele não rompe, apenas esvazia, embora isso seja muito raro. E quase nunca se esvazia completamente, o que o mantém dentro da câmara gástrica, embora sem ajudar na perda de peso. Um método eficaz de avalia-lo é realizar um RX de abdome regularmente.

Permanência 6 meses

Efeitos Colaterais Diferentes

Resultados

Riscos

Uma comparação

• Ambos são balões gástricos com a intenção de provocar saciedade e funcionam muito bem se usados corretamente, ou seja, um protocolo de tratamento multidisciplinar.

• Não há relevância estatística na perda de peso entre esses balões, embora reajustes após 3 meses de permanência do balão demonstram uma perda maior de peso na segunda fase do tratamento.

• Qualquer balão com permanência maior é mais recomendável que aqueles com permanência menor, dando mais tempo para o paciente promover reeducação alimentar.

• A perda de peso depois de 6 meses, com qualquer balão, é mais difícil.

• O balão ajustável pode ser reajustado a qualquer tempo, aumentando ou diminuindo seu volume, quantas vezes forem necessárias, no entanto há custos para isso.

• O balão regular não é reajustável e permanece com o volume inicial até o final.

• A principal perda de peso ocorre nos 3 a 4 primeiros meses, independente do balão usado, no entanto, com o reajuste do volume pode se conseguir mais saciedade no final do tratamento, aumentando as chances de uma perda maior.

• Ambos os balões ocasionam sintomas desagradáveis na fase inicial (primeiros dias) após inserção do balão. No balão regular o índice de retirada precoce (antes de 10 dias) motivados por esses sintomas é de 3% e no ajustável esse índice beira a zero % se houver reajuste com redução do volume do balão.

• O balão ajustável é especialmente bem indicado para superobesos e pacientes que querem colocar o segundo balão, mas praticamente possui as mesmas indicações que o balão regular.

• O balão ajustável tem um custo maior que o regular.

Comparativo Balão de Líquido Balão de Ar
Tempo 6 meses a 1 ano 6 meses
Perda 20% - De forma mais súbita nos 3 meses iniciais 20% - Mais gradativamente
Funcionamento Mais saciedade - Menos espaço Mais espaço - Menos saciedade
Efeitos Colaterais Mais náuseas e vômitos - menos dor Mais dor - menos náuseas e vômitos
Material Silicone Polímero
Rotura Rompimento Esvaziamento
Comportamento no Estômago Descida gradativa da prótese no estômago devido ao relaxamento ocorrido Permanece na cúpula gástrica pois não provoca relaxamento gástrico
img

Indicações e Contraindicações

Conheça as indicações e contraindicações para o balão gástrico:

Indicações para o balão gástrico:

  • IMC entre 25 e 35 para fins estéticos.
  • Pacientes com IMC acima de 35, que apresentam contraindicações ou não querem o tratamento cirúrgico.
  • Pacientes que apresentam doenças secundárias à obesidade.
  • Pacientes com excesso de peso refratários ao tratamento clínico habitual.
  • Pacientes com contraindicação ao uso de medicamentos utilizados no tratamento clínico.
  • Preparo e seleção de pacientes com obesidade extrema (IMC > 50) como ponte para a cirurgia de restrição gástrica (BIB teste).
  • Redução do risco de anestesias para outras cirurgias (cirurgia bariátrica, cirurgia geral, cirurgia ortopédica, cirurgia cardiovascular, dispnéia de decúbito, apnéia do sono, etc).
  • Redução do risco cirúrgico (IMC extremo com doenças associadas).
  • Redução do risco clínico de doenças crônicas graves ou que causem invalidez.
  • Qualquer condição clínica que provoque lentificação do metabolismo (ex: hipotireoidismo) com dificuldade de perda de peso e facilidade de ganho, em pacientes com IMC acima de 25.
  • Infertilidade e dificuldades para engravidar onde a obesidade configura com fator de dificuldade de sucesso.
  • Obesidade infantil.

Contraindicações relativas para o balão gástrico:

  • Dependência ativa de álcool ou drogas.
  • Úlcera gástrica ou duodenal em fase ativa.
  • Doença inflamatória intestinal em atividade (Crohn, RCUI).
  • Hérnia hiatal muito grande.
  • Idade avançada com comorbidades.
  • HIV

Contraindicações absolutas para o balão gástrico:

  • Cirrose Hepática.
  • Insuficiência Renal Crônica dialítica.
  • Gravidez.
  • SIDA.
  • Cirurgia prévias gástricas como: hérnia hiatal, válvula antirefluxo, gastroplastias redutoras.
  • Qualquer cirurgia gástrica prévia.

Orientações para procedimento

Conheça as orientações pré e pós para os procedimento.

Pré Procedimento

  • Se possível manter dieta mais líquida por 2 dias antes do procedimento – a intenção é hidratar bem você para os primeiros dias pós procedimento e isso também tende a diminuir os efeitos nauseosos pós procedimento.
  • Manter jejum de 6 a 8 horas antes do procedimento, inclusive água e remédios.
  • Ler o Termo de Consentimento Informado, o Teste Avaliativo de Adesão de Tratamento e o CONTRATO enviado previamente a você.
  • Comparecer com roupas confortáveis.
  • Vir com acompanhante maior de idade (obrigatório).
  • Não será permitido dirigir após o procedimento.
  • Avise ao médico e enfermagem de suas possíveis reações alérgicas.
  • A dieta, receita, contrato de prestação de serviços, atestados, informativos, ou seja, todos os documentos serão entregues a você após ao procedimento.
  • Se possível já no dia do procedimento agende o nutricionista para a 3a semana após a colocação do balão. Solicitamos que seja Dr. Gabriel Cairo – Nutricionista que tem mais de 15000 balões cuidados do início a fim do tratamento.
  • Avise caso haja possibilidade de você estar grávida (sexo feminino).
  • Avise por whatsapp caso não consiga comparecer na data e hora combinada.
  • Compareça 15 minutos antes do horário agendado.

Pós Procedimento

  • Siga estritamente as recomendações dada a você após o procedimento.
  • Siga estritamente as recomendações do nutricionista; solicitamos que você faça acompanhamento com nutricionista com larga experiência em balão.
  • Siga estritamente a dieta do primeiro mês prescrita, respeitando a adaptação do balão em seu estômago.
  • Compre todos os medicamentos prescritos e siga a recomendação médica.
  • Procure comprar exatamente o que foi prescrito evitando a troca por similares ou genéricos.
  • Reserve pelo menos três dias para permanecer em casa; durante esse tempo os sintomas são muito evidentes e não te permitirão estar em convívios sociais.
  • Leia todos os informativos pós balão, entregues pelo médico, que contém muitas informações importantes.
  • Averigue seu email pois normalmente enviamos o laudo do procedimento.
  • Evite líquidos gasosos (cerveja, refrigerantes, água com gás, etc) para não atrapalhar o tratamento já que estes sabotam o balão. Da mesma forma, devemos cortar, tanto quanto possível, o açúcar.
  • Evite uso de anti-inflamatórios durante a permanência do balão. Se isto for necessário avise algum médico da equipe SCARPARO SCOPIA.
  • Se for necessária alguma cirurgia durante a permanência do balão, sugerimos você manter 12 horas de jejum antes da realização do ato cirúrgico. Além disso, pelo menos 24 horas antes manter apenas dieta liquida.
  • Você poderá iniciar atividades físicas após uma semana; respeite seu organismo. Comece devagar e vá aumentando a intensidade. Melhor se forem orientadas por profissional. Evite atividades de alto impacto. Sugerimos praticar 70% de aeróbicos nos 3 primeiros meses e 30% de musculação. Inverta essa ordem no segundo trimestre. Isso ajudará a ter uma perda maior no primeiro trimestre, que é onde mais você perderá peso, e a modelar melhor seu corpo com massa muscular, no segundo trimestre.
  • Conheça mais sobre o seu tratamento no canal do Dr Jimi Scarparo no Youtube
  • Recomenda-se chupar gelo e picolés de frutas, especialmente limão, como método anti-nauseoso e de reidratação na primeira semana.
  • Ligue para o médico responsável pelo seu procedimento se achar necessário ou contate nossa clínica.
  • Às vezes, o contato por mensagens (SMS, Messenger ou WhatsApp) são mais fáceis de responder e uma excelente forma de comunicação para dúvidas.
  • É obrigatório seu contato no último mês de permanência do balão para agendar a retirada do mesmo. Se você permanecer com o balão além do prazo estipulado pelo médico sem a autorização prévia dele, estará assumindo riscos sozinho sobre qualquer eventualidade que vier a ocorrer devido essa decisão. Além disso, quanto mais envelhecido o balão, mais difícil é sua retirada. Portanto, poderão incidir novos custos sobre o procedimento de retirada se você permanecer com o balão sem a autorização do médico, conforme cláusulas contratuais.
  • Você estará liberado(a) para realizar todos os tratamentos estéticos coadjuvantes, tais como carboxiterapia, drenagem linfática, criolipólise, etc.
  • Boa sorte!

Recomendações

Algumas considerações para que você conheça bem o tratamento e o realize da forma correta, aumentando assim as chances de sucesso.

Recomendações Importantes

Considere seu sobrepeso ou a obesidade sempre como um fator de risco para qualquer procedimento médico, principalmente sob uso de sedação, portanto, sugerimos realizá-lo sempre em um ambiente apto para isso e com médicos experientes em endoscopia e na sedação de pacientes.

Recomendações Importantes

Considere que o implante ou explante do balão é sumariamente um procedimento endoscópico, portanto, sugerimos realizá-lo apenas com médicos endoscopistas, especialistas nessa área.

Recomendações Importantes

Considere o tratamento para obesidade com o dispositivo do balão intragástrico um tratamento multidisciplinar. Apenas introduzir o balão não trará os resultados mais satisfatórios.

Recomendações Importantes

Considere o acompanhamento nutricional como um grande pilar de sucesso, não só na perda de peso, mas para uma mudança definitiva dos hábitos alimentares. O nutricionista, além de ajudar nisso, irá também lhe ajudar a sustentar o balão durante sua permanência, haja vista que ele traz, por vezes, sintomas colaterais que podem ser corrigidos com alteração na dieta administrada, além, é claro, de ajudá-lo a manter o peso pós emagrecimento.

Recomendações Importantes

Sugerimos realizar acompanhamento com nutricionista treinado e habilitado com a presença do balão no estômago.

Recomendações Importantes

Considere que não adianta perder peso rapidamente se não puder sustentar a perda após retirada do balão. As atividades físicas, além de acelerar sua perda durante a permanência do balão, irá ajudar a sustentar seu novo peso pós retirada, e por que não, a continuar a perda de mais peso mesmo sem o balão.

Recomendações Importantes

Considere que nem sempre a quantidade de quilos é importante na mensuração do sucesso obtido, pois, se você fizer atividades físicas regularmente e sob orientação, substituirá massa gorda (gordura/+leve) por massa magra (músculos/+pesado). Além disso, medida mais fiel é conseguir perder pelo menos 4 pontos no IMC e a redução de medidas sentidas pelo paciente.

Recomendações Importantes

Considere que muitas vezes não temos estímulo para iniciar e praticar atividades físicas. E se realizadas de forma errada podem até trazer malefícios em vez de benefícios. Considere contratar um personal trainer para lhe orientar nisso ou freqüentar academias especializadas para a prática correta dos mesmos, especialmente se seu IMC for maior que 35.

Recomendações Importantes

Considere que muitos fatores psicológicos podem afetar seu comportamento alimentar, com compensações, sublimações ou substituições. Avaliaremos bem a necessidade de um acompanhamento psicológico, não só para te ajudar no tratamento, mas para superar tais problemas.

Recomendações Importantes

Considere que existem casos que um acompanhamento psiquiátrico pode ser bem indicado. Especialmente nos pacientes portadores de depressões, distúrbios compulsivos e/ou de dependências de medicamentos ou aqueles com extrema ansiedade.

Recomendações Importantes

Considere que algumas doenças afetam diretamente o metabolismo e favorecem o ganho de peso e dificultam a perda, tais como diabetes e hipotireoidismo. Recomendamos uma consulta com endocrinologista antes de decidir pelo método do balão.

Recomendações Importantes

Considere que a forma de se alimentar é uma opção. Você tem o poder de escolher os alimentos certos, saudáveis e que não são calóricos. Essa decisão, a priore, será sempre sua e definirá seu hábito pós balão.

Recomendações Importantes

Considere que a obesidade é doença multifatorial e, portanto, as vezes pode ser necessário terapias coadjuvantes, como medicamentos.

Recomendações Importantes

Sugerimos que, apesar do balão gástrico, você associe tudo que possa ajudá-lo a conseguir o seu objetivo.

Recomendações Importantes

Estudos mostram que os pacientes que seguem o protocolo de tratamento com a associação do balão + atividades físicas + orientação nutricional, aumentam em muito os índices de sucesso e resultados satisfatórios no final do tratamento.

Recomendações Importantes

Estarão proibidos durante todo o tratamento o uso abusivo de álcool, especialmente cerveja (agressor gástrico e carboidrato complexo), líquidos gasosos, doces, açucares e frituras. São sabotadores naturais do tratamento. O médico não estará ao seu lado vinte quarto horas por dia para admoestá-lo em obedecer a essa solicitação. Mas tenha consciência dos resultados e do seu objetivo.

Recomendações Importantes

Considere um risco mínimo de intolerância prolongada do balão dentro do estômago, com sintomas evidentes por mais de 15 dias. Isto acontece em menos de 1% dos pacientes. Porém, se for necessário que o tratamento seja interrompido precocemente, sob pena de risco para sua saúde, o médico poderá indicar a interrupção do tratamento.

Recomendações Importantes

Ao final do período determinado pelo seu médico para retirar o balão de dentro do estômago, você DEVE entrar em contato para agendar sua retirada. Se você não fizer isso estará assumindo riscos desnecessários pela permanência do balão.

arrow
1 / 18
arrow
img

Dicas de Sucesso

Balão - não faz milagres, mas funcionará para a maioria dos pacientes e, infelizmente, para alguns não. A média de perda de peso é entre 15 e 20% para mais de 80% dos pacientes que se submeteram ao procedimento de balão. Alguns pacientes perderão muito mais do que 20%, outros menos que 15%. Isto depende muito do metabolismo de cada pessoa, idade, predisposição genética à obesidade, antecedentes médicos de doenças como diabetes, hipotireoidismo e outros problemas hormonais, e principalmente do comportamente e adesão do indivíduo durante o tratamento.

Mas certamente o primeiro pilar e grande impulso deste tratamento para obter o sucesso no emagrecimento é a introdução do balão. Ele é a base do tratamento e o pontapé inicial para a sua mudança de vida.

Desenvolvido para proporcionar uma sensação de saciedade precoce, o uso do balão reduz a ingestão de alimentos e facilita a mudança de hábitos e estilo de vida. O balão foi liberado para uso em pacientes com IMC a partir de 27 kg/m2, ou seja, para pacientes com sobrepeso e que busca apenas efeitos estéticos.

O Balão é, portanto, uma alternativa para aqueles pacientes que não querem passar por um processo círúrgico irreversível, mutilante e com mais riscos de complicações. É também uma alternativa para aqueles que já tentaram dietas e redução de peso através de medicamentos sem sucesso.

img

Acompanhamento Nutricional

Além de proporcionar mais qualidade em suas refeições equilibrando e controlando a ingestão dos alimentos durante cada refeição, irá ajudá-lo a desenvolver bons hábitos que serão a chave para manter o peso após a retirada do balão.

O acompanhamento nutricional é também fundamental para diagnosticar fatores e antecedentes genéticos que podem levar ao sobrepeso, consequentemente à obesidade.

Você deve frequentar um nutricionista durante o tratamento se quer realmente que dê certo. Recomendamos que você seja acompanhado(a) por um nutricionista que já tenha experiência no balão gástrico. Devemos entender que o balão causará uma obstrução quase total do seu estômago e em cada fase do tratamento o jeito de comer muda. Além disso, alguns alimentos não são bem aceitos pelo balão e é o nutricionista que irá te ajudar a ter um tratamento mais seguro e eficaz. O nutricionista é parte da receita para um bom resultado e nós podemos indicar uma especialista para você.

img

Exercícios Físicos Moderados

O componente do exercício físico é inestimável. Ele fornece não apenas uma avaliação básica pré-procedimento do nível de condicionamento do paciente, mas também demonstra as mudanças e melhoras na saúde geral, no condicionamento e na aderência do paciente após a colocação do balão intragástrico. Já foi demonstrado que os resultados em pacientes que praticam exercicios físicos durante a permanência do balão são maiores, no que tange a perder peso, do que naqueles que não praticaram exercícios regulares.

Quando combinado com outras mudanças no estilo de vida, o exercício é importante para a redução geral do peso corporal e da manutenção subsequente da perda de peso. Estudos mostram que esse é o principal fator diferencial entre aqueles que perdem e voltam a engordar daqueles que não voltam.

Mais motivação e qualidade de vida no seu dia a dia, com indicação dos exercícios físicos adequados à sua estrutura corporal e a sua condição de saúde (caso haja alguma comorbidade), que poderá potencializar e produzir resultados através da otimização dos gastos calóricos, além de orientações sobre postura e alongamentos ideais para você, proporcionando em uma perda de peso mais saudável. O exercício físico, além de tudo, fara uma substituição de massa gorda por massa magra, conferindo uma aparência pós emagrecimento muito melhor.

img

Acompanhamento Psicológico

O sobrepeso pode favorecer o surgimento de sintomas prejudiciais ao seu emagrecimento, como ansiedade, transtornos alimentares e até mesmo depressão.

O acompanhamento psicológico capacitado diagnostica estes problemas em graus variados de intensidade, tratando-os com seriedade e aumentando as suas perspectivas de sucesso no tratamento. Seu médico estará também apto a averiguar a indicação precisa de acompanhamento psicológico.

É essencial que antes de iniciar qualquer terapia de perda de peso, o paciente realize um profundo trabalho de mudança comportamental para se preparar para uma mudança na alimentação posterior a estes procedimentos e manter toda a programação necessária para a manutenção do peso perdido. O psicólogo pode ajudar no sucesso do tratamento.

Perguntas Frequentes

Principais perguntas e dúvidas que recebemos (FAQ):

Para colocar o balão intragástrico eu preciso fazer uma cirurgia?

Para colocar ou retirar o balão intragástrico não é necessária uma cirurgia. O procedimento é mais simples: a introdução e retirada é feita por endoscopia – o mesmo método de diagnóstico de úlceras, gastrite ou esofagite- sob sedação e deve ser realizado em ambiente apropriado a isso.

Posso sentir o balão intragástrico dentro do meu estômago?

A sensação de que existe algo diferente dentro do estômago ao colocar o balão intragástrico varia de pessoa para pessoa. Durante o tratamento é possível que você sinta o balão no estômago, mas após um curto período de tempo essa sensação diminui. Muitos pacientes nos relatam "estômago alto". Isso pode ser óbvio devido realmente à presença de uma "bola" na câmara gástrica.

Depois de colocar o balão intragástrico terei restrições de minhas atividades?

Após 3 dias da colocação do balão intragástrico normalmente você pode prosseguir com as atividades do dia a dia, inclusive os exercícios físicos, porém de leve intensidade. Também é importante seguir as orientações médicas e evitar a prática de exercícios de alto impacto, como por exemplo, boxe.

Com a colocação do balão intragástrico não vou sentir mais fome?

O balão intragástrico não vai tirar sua fome, mas tende a diminui-la! Isto ocorre, pois, ao colocar o balão, ele passa a ocupar um espaço em seu estômago causando um efeito restritivo à ingestão de alimentos, bem como provocando uma sensação de saciedade precoce. Isso é mais evidente nos 3 primeiros meses de tratamento. O resultado é que você irá comer menos, pois logo estará satisfeito com uma menor quantidade de comida ingerida. Espera-se que esse hábito perdure após a retirada do balão. Além disso, a presença do balão inibirá somente a fome que chamamos de orgânica, ou seja, seu organismo solicitando comer. Não inibirá a fome psicológica, compulsiva, do hábito de comer.

Ao colocar balão intragástrico vou precisar tomar alguns remédios?

Como em qualquer tratamento médico, os remédios são necessários para dar apoio ao processo, especialmente na fase inicial de adaptação. Durante toda a permanência do balão é preciso, por exemplo, controlar a acidez do estômago com o uso constante de medicação específica (prazóis). A ideia do balão é ser um tratamento mais saudável possível, com mínimo de ingestão química possível. No entanto, para alguns casos, se faz necessário medicamentos que ajudem a você a controlar a compulsão alimentar.

Pode ocorrer vazamento do líquido do balão intragástrico?

Há uma incidência baixíssima de vazamento de líquido do balão descritos na literatura médica mundial, assim como na nossa larga experiência. O balão é preenchido por um líquido azul e caso haja extravasamento do mesmo o portador do balão urinará várias vezes muito esverdeado. Então o paciente entrará em contato com o médico para uma avaliação endoscópica do balão e possivelmente sua retirada e se no período de garantia - troca. Se não for possível a retirada dentro de 72 horas, há um risco, ainda que pequeno, do balão migrar para o intestino.

O balão intragástrico pode-se romper dentro do meu estômago?

Sim, é possível isso acontecer, especialmente com o passar do tempo, devido a ação do suco gástrico, alimentos e fungos sobre a parede do balão, que vai se fragilizando podendo romper, especialmente após o 6o mês. Isso é muito raro e não é motivo de preocupação, haja vista que, além da denuncia na urina verde, os balões que trabalhamos têm excelente qualidade.

Como assim, fungos? É possível o balão ser contaminado por fungos?

Sim, é possível. Na literatura mundial e na nossa experiência, esse índice não passa de 5% dos balões colocados. Isso, na realidade, não é um problema em si para o paciente, pois essa colonização pelos fungos é completamente assintomática, ou seja, sem qualquer sintoma. O problema do fungo no balão recai sobre duas coisas: 1. aumenta a fragilidade do balão diminuindo sua vida útil, podendo ocasionar rompimento espontâneo antes do prazo. 2. Há casos em que a colonização do balão pelos fungos é tão intensa que dificulta sua retirada para o médico endoscopista devido ao aumento da espessura dele.

Eu preciso tomar antibióticos por causa dos fungos?

Geralmente não. Os fungos são parasitas que normalmente não sobrevivem na acidez de um estômago normal. Na verdade, a única bactéria que consegue isso é o Helicobacter pylori. No entanto, como dito antes, durante todo o tratamento será necessário tomar antiácidos (prazóis) que inibem a secreção ácida tornando o estômago mais alcalino, favorecendo a população de fungos, que adoram meio alcalino, menos ácido. Soma-se a isso a estase prolongada de alimentos no estômago provocada pelo balão, fica mais fácil o crescimento de fungos. Se é fácil eles aparecerem, é fácil também desaparecerem. Como? Basta suspender os antiácidos e aumentar a ingestão de sucos mais ácidos que em poucos dias eles desaparecem. Sem a necessidade de antifúngicos.

É preciso fazer acompanhamento médico durante o tratamento?

É interessante o acompanhamento médico multidisciplinar durante o tratamento com o balão intragástrico. Profissionais das áreas de nutrição, endocrinologia e psicologia podem ajudar você a perder mais peso do que perderia somente com os resultados da presença do balão em seu estômago. Estudos demonstram que atividade física com regularidade trazem uma perda de 20 a 40% a mais nestes pacientes do que naqueles que não fizeram. De qualquer forma o fundamental para que o tratamento renda bons resultados é que você seja o seu próprio aliado, que procure se adaptar às orientações médicas e manter um comportamento mais saudável.

Após retirar o balão intragástrico eu nunca mais voltarei a engordar?

A manutenção do peso, independente do método escolhido para o emagrecimento, depende de disciplina, mudança de hábitos e força de vontade. Durante os meses de tratamento procure seguir as orientações de profissionais para uma reeducação alimentar, adquirindo hábitos alimentares mais saudáveis, manter o seu equilíbrio psicológico, bem como a prática de atividades físicas, pois é isso que irá garantir a manutenção do peso depois da retirada do balão intragástrico. A proposta do balão é emagrecer. Manter sempre será um ônus da pessoa que conseguiu emagrecer. Isso vale para balão, remédios e cirurgias bariátricas.

A colocação do balão pode provocar efeitos colaterais?

Nas primeiras 72 horas após a colocação do balão é bastante comum que você sinta muito enjoo, vômitos e dor abdominal. Normalmente estes sintomas diminuem muito após o 5o dia. Isso acontece porque o organismo precisa se adaptar à presença do balão intragástrico, que é interpretado como um corpo estranho que está estimulando contrações muito intensas no início do tratamento. Após esse período de adaptação, o desconforto diminui bastante e você pode prosseguir com suas atividades diárias, inclusive exercícios físicos indicados pelo médico. De qualquer forma serão prescritos medicamentos para tentar controlar ao máximo estes efeitos colaterais. Vale lembrar que cada organismo é diferente do outro, e embora estatisticamente são 3 a 4 dias de mal-estar, isso é imprevisível quando pensamos em cada indivíduo.

Após o tempo de permanência com o balão intragástrico eu realmente necessito retira-lo?

Sim. O prazo máximo de permanência do balão intragástrico dentro do deve ser aquele preconizado pela bula do balão, qual seja, 6 meses ou 12 meses. Ultrapassar esse prazo somente após autorização médica e por motivos específicos. Vários estudos demonstram que ele não possui grande eficácia de perda após 6 meses de permanência, no entanto, já foi provado que manter o balão no estômago é um ótimo artificio de manutenção da perda conseguida, por isso já temos balões de 1 ano. Se você desejar perder mais peso com esse método, você pode colocar um novo balão intragástrico, mas é necessário um intervalo de pelo menos dois a três meses para que se tenha o efeito necessário.

Há garantias de resultados colocando o balão?

Não. Como qualquer tratamento médico não há garantia de resultados. Infelizmente o resultado do tratamento não dependerá somente do balão. Dependerá de inúmeros fatores, intrínsecos e extrínsecos ao paciente, tais como se o paciente seguirá corretamente o tratamento, com acompanhamento nutricional adequado, exercícios físicos e restrição calórica. Além disso, cada organismo tem uma velocidade de perda e infelizmente alguns pacientes podem perder muito pouco peso do que aquele esperado e projetado. Da mesma forma alguns pacientes a perda superam em muito médias estatísticas de perda e as expectativas iniciais do médico e do paciente. Também é um erro realizar comparações entre pacientes na quantidade de quilos perdidos, pois 20 kg perdidos representa quantidade diferente para um paciente que pesa 100 kg de outro que pesa 80 kg. Normalmente, a meta é de perda de 4 a 5 pontos do seu IMC atual ou 20% do peso atual.

O que acontece se eu engravidar durante o tratamento?

Possivelmente será necessário a retirada precoce do balão. Sabemos que emagrecer aumenta a fertilidade, para ambos os sexos. Portanto sugerimos você manter sua anticoncepção em dia durante o tratamento. Se isso acontecer, entre em contato com seu ginecologista para decidir a melhor data para sua retirada. A maioria dos ginecologistas tem optado por retirar o balão após o 3o mês de gestação. O balão não interfere em nada com a formação do feto, mas uma provável desnutrição causada por ele sim.

Eu já fiz bariátrica, posso colocar o balão?

NÃO!!! De maneira nenhuma. Não importa a cirurgia que você realizou. Na verdade, qualquer cirurgia realizada no estômago ou esôfago torna o procedimento de balão proibitivo. Inclusive cirurgias de úlceras, de correção de hérnia de hiato (válvula anti-refluxo), etc. O estômago necessita estar completamente integro, sem fibroses, emendas cirúrgicas, etc para que seja possível o uso do balão. Para cirurgias bariátricas do tipo By Pass e Capella existe hoje o tratamento com PLASMA DE ARGÔNIO ou GASTROPLASTIA ENDOSCÓPICA, para aqueles que estão reganhando peso após algum tempo de cirurgia.

img

Calcule seu IMC

IMC é a sigla para Índice de Massa Corpórea, parâmetro adotado pela Organização Mundial de Saúde para calcular o peso ideal de cada pessoa.

SEU IMC É: ABAIXO DO PESO

Você está com o peso abaixo do normal para sua altura. Isto pode ser perfeitamente normal e saudável dependendo do seu biótipo, mas também pode estar relacionado a algum grau de desnutrição, que pode ser causada por inúmeras doenças. Consulte um especialista para saber se há algum problema com sua saúde.

SEU IMC É: NORMAL

Seu peso está dentro da faixa considerada normal pela Organização Mundial de Saúde. Algumas pessoas, no entanto, já podem ter um maior risco de problemas metabólicos mesmo dentro desta faixa, principalmente se acumularem gordura na região interna do abdome ou no fígado. Uma maneira simples de avaliar isto é medir a circunferência da cintura. Mais de 80 cm de cintura em mulheres e 94 cm em homens podem indicar um possível excesso de gordura no interior do abdome. Riscos à parte, muitas pessoas que se encontram nesta faixa de peso estão também tentando emagrecer ou sustentá-lo com dificuldade. Para estas pessoas recomenda-se apenas um planejamento alimentar saudável e a prática regular de atividades físicas. Se desejar agende uma consulta com nosso nutricionista para uma avaliação e orientação.

SEU IMC É: PRÉ-OBESIDADE

Você está dentro da faixa chamada de pré-obesidade pela Organização Mundial de Saúde. Sabe-se que este peso já pode representar um risco considerável para sua saúde. Se você apresenta outras comorbidades associadas a esse grau de obesidade, tais como pressão alta (hipertensão arterial), diabetes mellitus ou aumento de colesterol (hipercolesterolemia), seria recomendável agendar uma avaliação com um dos nossos médicos ou com endocrinologista, para uma melhor avaliação e possível conduta terapêutica medicamentosa para reduzir o seu peso. Nunca utilize nenhum desses medicamentos sem um acompanhamento médico cuidadoso. Mesmo utilizando medicamentos, lembre-se de que é muito importante um planejamento alimentar e a prática de atividades físicas. No entanto, se o seu IMC calculado estiver igual ou acima de 27, você já pode utilizar o balão intragástrico como recurso contra a obesidade e para buscar efeitos estéticos. O balão poderá ajudá-lo a diminuir em 4 a 5 pontos do seu IMC. Se o seu IMC for maior que 30, então você também pode realizar uma gastroplastia endoscópica, ou seja, redução do estômago por endoscopia. Veja mais em nosso site.

SEU IMC É: OBESIDADE CLASSE I

Você está na faixa de peso denominada obesidade classe I pela Organização Mundial de Saúde. Seu peso já está causando um risco aumentado para várias doenças, incluindo o diabetes, a hipertensão arterial, o infarto do miocárdio e diversos tipos de câncer. Sua obesidade, por si só, já é considerada uma doença e necessita ser tratada com remédios. Procure um médico para uma orientação adequada. Nunca utilize medicamentos sem acompanhamento médico e, lembre-se, de que é muito importante um planejamento alimentar e a prática de atividades físicas. A eficácia dos medicamentos aumenta muito quando estes fundamentos não são esquecidos. Esse grupo de pessoas, com IMC entre 30 e 34, é o que melhor se beneficia com o uso de balão intragástrico ou de uma gastroplastia endoscópica, que estará bem indicado como recurso contra a obesidade, reduzindo seu IMC em pelo menos 4 pontos.

SEU IMC É: OBESIDADE CLASSE II

Você está na faixa de peso denominada obesidade classe II pela Organização Mundial de Saúde. Seu peso já está causando um risco muito aumentado para várias doenças, incluindo o diabetes, a hipertensão arterial, o infarto do miocárdio e diversos tipos de câncer. Sua obesidade, por si só, já é considerada uma doença e necessita ser tratada com remédios e/ou outros recursos contra a obesidade, inclusive o balão intragástrico ou mesmo uma gastroplastia. Se você tem comorbidades importantes, de difícil controle, tais como diabetes, hipertensão arterial, artroses e distúrbios dislipidêmicos, talvez seja necessário considerar a possibilidade inclusive de cirurgia bariátrica para conseguir um benefício satisfatório contra a sua obesidade. De qualquer forma, tratamentos endoscópicos como balão e gastroplastia endoscópica, podem ser considerados uma alternativa conservadora e reversível para reduzir seu peso consideravelmente, com menor risco do que as cirurgias, mas com efeito na redução de peso mais limitado do que aquelas.

SEU IMC É: OBESIDADE CLASSE III

Você está na faixa de peso denominada obesidade classe III pela Organização Mundial de Saúde. Esta categoria engloba todas as pessoas com mais de 40 kg/m2 de IMC. Também chamada de obesidade mórbida. Seu peso já está causando grande limitação física, alto custo social para você, baixa qualidade de vida e um risco altíssimo para várias doenças, incluindo o diabetes, a hipertensão arterial, o infarto do miocárdio e diversos tipos de câncer. A obesidade neste grau é considerada uma doença grave e necessita ser tratada com todos os recursos disponíveis, incluindo os remédios, balão intragástrico, gastroplastia endoscópica e, sobretudo, a cirurgia bariátrica, que seria a melhor indicação para esse grupo. Alguns desses pacientes possuem co-morbidades tão severas que apresentam alto risco cirúrgico e necessitam perder peso antes de realizar a cirurgia bariátrica, melhorando o trans e o pós operatório. Nesse sentido o balão terá sua aplicação para esse grupo de pacientes.